Logo Devita

Blog DEVITA
Fique por dentro do que acontece!

17/07/2017 - Publicações

Nut consumption and survival in stage III colon cancer patients: results from CALGB 89803 (Alliance)

Compartilhe:

Camila Parenza - nutricionista oncológica do Instituto DEVITA Oncologia e Hematologia -

Estudo apresentado no Congresso da American Society of Clinical Oncology (ASCO) que ocorreu em junho de 2017, analisou o consumo de nozes e outros tipos de frutas oleaginosas (nuts), relacionando aos eventos de recidiva, sobrevida livre de doença e morte por câncer. Foram utilizados questionários de freqüência alimentar em 826 pacientes com câncer de cólon estágio III ao término do tratamento quimioterápico até ocorrência de recidiva ou morte.

Verificou-se que pessoas que consumiam cerca de 57 gramas ou mais de nozes por semana reduziram em 42% a chance de recidiva e em 57% a chance de morte pela doença quando comparado aos pacientes que não consumiam esse alimento. Os que consumiam amendoim e seus produtos, como manteiga e creme, não tiveram redução estatisticamente significante em relação à sobrevida, recidiva e morte. O estudo também analisou e relacionou esses benefícios à outros tipos de nuts, tendo como resultado os melhores: nozes, amêndoas, avelãs e castanhas de caju.

Concluiu-se que o consumo mais elevado de nozes pode estar associado à redução significativa de recorrência e morte de câncer em pacientes com câncer de cólon grau III. A importância desse estudo fica como alerta para melhorias na ingestão alimentar como prevenção e também durante o tratamento do câncer. Como nutricionista, sugiro o consumo diário de um mix de nuts, contendo: 2 nozes, 2 amêndoas, 2 avelãs e 2 castanhas de caju.