Logo Devita

Blog DEVITA
Fique por dentro do que acontece!

04/08/2017 - Publicações

Pesquisadores identificaram 'assinatura genética de célula' que ajuda a identificar se tumores de mama vão migrar para o cérebro.

Compartilhe:

Pesquisadores estão testando exame de sangue capaz de detectar com antecedência se células do câncer de mama tendem a se disseminar para o cérebro. O teste se baseia na detecção de uma espécie de “assinatura genética” de células de tumores metastáticos -- o que permite diferenciá-las de outras estruturas do tumor, mais antigas. O exame é particularmente importante, apontam os cientistas, porque cerca de 20% dos cânceres de mama vão sofrer metástase para o cérebro com o passar do tempo. O artigo foi publicado na “Nature Communications" e se baseia em linhas de pesquisa que têm ganhado força no estudo de tumores metastáticos: as que investigam as chamadas “Células Circulantes de Tumor” (CTC, na sigla em inglês). A investigação dessas células para diferentes tipos de câncer é forte candidata para o desenvolvimento de variados testes capazes de analisar a progressão do câncer no futuro; e, com isso, permitir com que intervenções sejam feitas mais rapidamente.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/cientistas-testam-exame-de-sangue-capaz-de-prever-metastase-do-cancer-de-mama.ghtml