Tratamentos
Equipe multidisciplinar com amplo conhecimento

Quimioterapia

Quimioterapia é um tipo de tratamento que utiliza agentes químicos, isolados ou em combinação, com o objetivo de tratar os tumores malignos. É uma das mais importantes maneiras de se combater o câncer, e pode ser utilizada juntamente com cirurgia e radioterapia.

Os medicamentos envolvidos nessa modalidade de tratamento são os chamados antineoplásicos ou citostáticos, porque destroem as células malignas ou inibem seu desenvolvimento, impedindo ou diminuindo a disseminação dos tumores.

Consulte nosso link sobre "O que é câncer?"

Farmácia

A assistência ao paciente oncológico deve incluir integração e reciprocidade entre a equipe multidisciplinar; nela cada profissional contribui com suas habilidades. Nesse contexto, o profissional farmacêutico se apresenta como ferramenta essencial, pois sua função excede a simples dispensação da prescrição médica; é um preditivo da qualidade global da assistência.

As farmácias do DEVITA contam com modernas áreas para o preparo de medicamentos que atendem às rígidas normas da legislação vigente, e dispõem de equipamentos de segurança avançados. São conduzidas por uma equipe de farmacêuticos que, além da manipulação dos quimioterápicos, são responsáveis pelos processos de seleção de fornecedores, pareceres técnicos, recebimento e armazenamento dos medicamentos, bem como pela distribuição adequada dos medicamentos para as unidades de apoio do DEVITA na região.

Enfermagem

Trata-se de uma prática que utiliza tecnologia de ponta articulada a um cuidado humanizado, fato que amplia a dimensão da assistência prestada, agregando ao cuidar os valores humanos de cada enfermeiro, os quais serão determinantes na qualidade do cuidado profissional. Isto comporta ouvir, observar, refletir e agir, de maneira que inclua o indivíduo, programando os cuidados em conjunto com o paciente, respeitando seu querer, seus valores e seus hábitos, expandindo sua capacidade de se cuidar, resgatar ou manter a sua saúde.

No DEVITA a equipe de emfermagem desempenha papel de relevância singular, preenchendo necessidades técnicas, físicas e educacionais do paciente e de sua família. O foco dos cuidados da Enfermagem é reduzir o impacto da doença sobre paciente e família e, também, salientar o cuidado com os diversos efeitos colaterais provocados pelo tratamento quimioterápico.

O cuidar vai além de executar técnicas: ele envolve presença, confiança e atitude do profissional com o paciente que está sendo cuidado.

Psicologia

Durante o tratamento oncológico, o paciente passa por significativas mudanças físicas (queda do cabelo, perda de peso, falta de apetite, falta de vigor na pele) e emocionais (negação, raiva, barganha, traços depressivos e aceitação).

Para entender e aceitar essas expressivas mudanças, o DEVITA disponibiliza aos pacientes e a seus familiares atendimento e acompanhamento psicológico. Esse apoio é muito importante ao paciente e, mais ainda, a seus familiares, que assumem as responsabilidades físicas e emocionais do doente, que se encontra naquele momento incapacitado e fragilizado.

Pesquisas apontam que a família e a espiritualidade do paciente com câncer são tidas como as principais fontes de apoio para a recuperação.

Nutrição

Cuidar da alimentação durante a vida é importante e torna-se ainda mais ao longo do tratamento oncológico, período em que podem ocorrer diversos sintomas. Uma boa nutrição auxilia o paciente a se sentir melhor, manter o peso adequado e passar pelo tratamento sem maiores perdas e complicações.

O atendimento nutricional realizado pela nutricionista, e disponibilizado no DEVITA, tem papel fundamental para auxiliar e minimizar as possíveis reações que poderão ocorrer durante a terapia e, consequentemente, proporcionar melhor qualidade de vida.

Consulte nosso link sobre “Cuidado Nutricional no Tratamento Quimioterápico

Recepção

As equipes de recepção do DEVITA estão instruídas para atender, com uma comunicação clara e objetiva, alicerçada na afetividade, no respeito e na educação, todas as pessoas que buscam os serviços do DEVITA, independentemente de o atendimento ser realizado pessoalmente ou por telefone.

Limpeza e Higienização

O serviço de limpeza e higienização do DEVITA cumpre as exigências da Vigilância Sanitária, com o uso de técnicas de desinfecção de superfícies e locais, para evitar riscos de contaminação relacionada à assistência à saúde.