Logo Devita

Blog DEVITA
Fique por dentro do que acontece!

20/10/2022 - Publicações

Você conhece a história do movimento Outubro Rosa?

Compartilhe:

Por: Monique Binotto
Biomédica, Mestre em Pesquisa Clínica
Coordenadora de Pesquisa do Centro de Pesquisa da Serra Gaúcha (CEPESG)

A campanha conhecida como Outubro Rosa tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer que possui a maior incidência na população feminina em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento, quanto em países desenvolvidos. Por isso, quanto maior o engajamento dos profissionais de saúde, de instituições públicas e privadas e da população em geral em prol da campanha Outubro Rosa, maior o número de pessoas que entenderão a importância do autoexame e do diagnóstico precoce.

O movimento Outubro Rosa faz parte de uma campanha internacional sobre a luta contra o câncer de mama. Essa campanha teve início em 1986, quando foi realizado – em outubro – o primeiro mês da consciência do câncer de mama. Já o laço rosa, surgiu no início da década de 1990, quando a Fundação Susan G. Komen (anteriormente conhecida como Susan G. Komen for the Cure), que é atualmente a maior organização de combate ao câncer de mama do mundo, estabeleceu que o laço seria o símbolo da causa a ser distribuído para todos os participantes da Primeira Corrida pela Cura, em Nova York. No ano de 1997, algumas entidades americanas iniciaram campanhas em prol da prevenção do câncer de mama e foi então que o nome Outubro Rosa se consolidou. A partir deste momento, algumas cidades passaram a enfeitar locais públicos com laços cor-de-rosa e iluminar monumentos com a mesma cor.

Sobre a Fundação Susan G. Komen

A Fundação é uma homenagem para Susan Goodman Komen, uma americana diagnosticada com câncer de mama aos 33 anos. Susan faleceu com apenas 36 anos, em 1980, em decorrência da doença. Após este fato, Nancy Goodman Brinker, a irmã de Susan, acreditava que Susan poderia ter tido um tratamento e resultados diferentes, caso tivesse acesso a maiores informações sobre o câncer de mama na época. Em memória da irmã, Nancy começou a desenvolver ações para lutar contra o câncer de mama e assim, surgiu a instituição denominada Susan G. Komen for the Cure em 1982.

Outubro Rosa no Brasil

No Brasil, em outubro de 2002, o primeiro monumento iluminado com a cor rosa foi o Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também chamado de Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. Desde então, a campanha vem se consolidando cada vez mais no país. A partir do ano de 2008 as iniciativas que contavam com iluminação de monumentos públicos tornaram-se mais frequentes, com a adesão de diversas entidades relacionadas ao câncer, que transmitem a mensagem de que a prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais para superar o câncer de mama.

Para saber mais sobre o Outubro Rosa:

Fonte: Instituto Devita