Logo Devita

Blog DEVITA
Fique por dentro do que acontece!

22/05/2017 - Orientações

A Pesquisa Clínica em Oncologia

Compartilhe:

Por: Monique Binotto – Biomédica - Coordenadora de Pesquisa do Centro de  Pesquisa e Educação da Serra Gaúcha (CEPESG)

                No último dia 20 de maio foi comemorado o Dia Internacional da Pesquisa Clínica. Essa data foi escolhida a fim de relembrar o dia que James Lind começou um estudo para determinar a causa do escorbuto (doença fatal, que acometia marinheiros durante as viagens) em 1747. Muito tempo se passou, e James Lind tornou-se um marco para a pesquisa sendo o idealizador do primeiro ensaio clínico.

Mas afinal, o que é pesquisa clínica?

Pesquisa clínica é o processo de investigação que envolve seres humanos visando identificar novas maneiras de prevenir, diagnosticar, controlar e tratar. A Pesquisa Clínica tem como objetivo verificar os efeitos de um medicamento e adquirir conhecimentos científicos que amparem novas práticas clínicas, mais eficazes, para o tratamento de uma doença. Para realizar pesquisa clínica, todos os pesquisadores devem ter treinamento de “Boas Práticas Clínicas”, cujas normativas foram regulamentadas em um documento internacional. Além disso, no Brasil, o Conselho Nacional de Saúde publicou a Resolução Nacional, de número 196/96, que regulamenta as pesquisas que envolvem seres humanos.

Em oncologia, a pesquisa clínica constitui um dos pilares fundamentais em virtude da complexidade e heterogeneidade do câncer.  Já que, o único modo de se desenvolver novas opções de tratamento é por meio da pesquisa clínica. Assim, para que um medicamento seja disponibilizado no mercado e incorporado na prática clínica, sua eficácia e segurança devem ser comprovados. Isso é realizado, primeiramente, por meio de estudos laboratoriais na chamada fase pré-clínica. Após aprovação nesta fase, os estudos passam para a fase clínica (que envolvem pacientes). 

Quando um paciente faz parte de um estudo clínico, ele poderá utilizar uma medicação nova, ou seja, que ainda não está disponível no mercado. E durante o desenvolvimento do estudo, o paciente contará com a assistência da equipe que controla a pesquisa, dispondo de um rigoroso controle de segurança sobre os efeitos deste medicamento.